A escolha do local onde o seu filho (a) ira nascer é vital para a segurança do bebê e da mãe. Para fazer a escolha certa é necessário ouvir dicas de amigos, parentes e principalmente do obstetra.
Reserve um tempo para visitar algumas maternidades e observar de perto detalhes como proximidade da sua residência, fácil acesso, serviços disponíveis, berçário, acomodações e cobertura do seu plano de saúde.
Algumas maternidades permitem que a criança permaneça no quarto da mãe, sem a necessidade de ocupar um berçário, se esta é a vontade do casal, não esqueça de perguntar sobre este item ao fazer uma visita às maternidades. A grande vantagem no alojamento conjunto (mãe e bebê) é a segurança que o casal terá em relação aos cuidados prestados à criança. Além disso, desde as primeiras horas de vida, o bebê terá um contato mais estreito com os pais, fortalecendo assim este início de relação afetiva. Por outro lado, o sistema de berçário dá à mãe, a oportunidade de relaxar um pouco após o parto.
Seja qual for a escolha, o obstetra tem que estar de acordo, já que este profissional pode manifestar preferência por alguma maternidade em especial, por conhecer o sistema administrativo, o corpo médico, etc. Converse com ele antes de tomar qualquer decisão em relação à maternidade. Hoje em dia também é importante verificar com qual banco de cordão umbilical a maternidade possui convênio.
|